MANUTENÇÃO EM SUBESTAÇÕES
Manutenção em Subestações
Evite prejuízos de linhas de produção paradas e/ou deterioração de produtos estocados.
Dispomos da Manutenção Preventiva, que tem como objetivo a inspeção de equipamentos em cabine primária, proporcionando a revisão por inspeção visual, termográfica, troca de sílica, reaperto, entre outros. E, a Manutenção Preditiva, como coleta do óleo isolante para ensaios dos equipamentos e análise dos resultados.
Sabe-se que a maioria das falhas ocorridas em transformadores podem ser previstas com uma boa análise dos resultados, pois as informações devem ser cruzadas para assim entender a real condição de operação do equipamento.
Desenvolvemos todo o projeto da cabine de acordo com a necessidade do local e conforme as normas da concessionária.
Fazemos os seguintes estudos:
Cálculo De ATPV (Arch Thermal Performance Value):
Permite avaliar a energia incidente da descarga de arco de curto circuito em painéis, e consequentemente, os materiais de proteção humana a serem utilizados nesta situação. Os cálculos são realizados conforme o nível de curto-circuito informado pela concessionária na região.
Seletividade e Coordenação:
Para garantir a proteção e as exigências normativas, é necessário verificar se os equipamentos de proteção instalados ou a serem instalados comportam as cargas de curto circuito e falhas que podem ocorrer no sistema. Nesse sentido, é elaborado um estudo de seletividade. Com as informações é possível realizar um coordenograma garantindo que todos os dados anteriormente calculados estejam abaixo das curvas limites do transformador, do relé e da concessionária.
Subestações acima de 500kVA necessitam apresentar esses estudos, assim como realizar a parametrização dos seu relés conforme os tempos de atuação estabelecidos no coordenograma.